Cuide bem do seu coração

Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As doenças cardiovasculares podem afetar o coração ou os vasos sanguíneos. Entre estas doenças, as principais são: acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, arritmia cardíaca, angina de peito e trombose venosa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, metade das mortes causadas por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas ou postergadas, pois são causadas por fatores de risco que podem ser controlados, tratados ou modificados.

✓ Verifique sua pressão arterial regularmente;

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas.

✓ Acompanhe frequentemente seus níveis de glicose;

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 60% das mortes em pessoas com diabetes, que por não ser diagnosticada ou tratada, pode aumentar o seu risco de uma doença do coração ou um AVC.

✓ Diga não ao Cigarro e evite ser fumante passivo;

O cigarro aumenta a frequência cardíaca, contrai as artérias, e eleva a pressão sanguínea, o que aumenta as chances de AVC, infarto e de outras doenças.

✓ Mantenha seu colesterol controlado;

O colesterol elevado não é bom para a saúde do seu coração. Ele pode causar um acúmulo de gordura nas artérias, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo corpo.

✓Evite situações estressantes;

Apesar do estresse não estar diretamente relacionado a sérios problemas do coração, infelizmente algumas formas pelas quais as pessoas lidam com o estresse, tal como fumar, consumir alimentos não saudáveis ou bebidas alcoólicas em excesso, também afetam a saúde do coração.

✓Evite a obesidade com uma alimentação saudável e a prática diária de exercícios físicos.

O controle do peso corporal é muito importante para evitar diversos tipos de doenças. Estudos já indicaram que as pessoas que praticam exercícios físicos têm 14% menos chances de sofrerem um ataque cardíaco. O ideal é praticar 30 minutos de atividades físicas, 5 dias por semana. Dessa forma, as pessoas abandonam o
sedentarismo e protegem sua saúde.

Atividade física e alimentação saudável: os verdadeiros heróis da sua saúde.

Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia

© Nordeste Emergências Todos os direitos reservados

Siga-nos nas redes sociais: