Diabetes: tipos, sintomas, fatores de risco e prevenção

O diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar.

Diabetes Tipo 1: aparece geralmente na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 1 devem administrar insulina diariamente para regular a quantidade de glicose no sangue.

Diabetes Tipo 2: se manifesta com maior frequência em adultos, mas crianças também podem apresentar. Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida e está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Diabetes Latente Autoimune do Adulto: atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2. Caracteriza-se, basicamente, no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas. 

Diabetes gestacional: ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2. Toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal. 

Cansaço
excessivo

Perda de peso
rápida e involuntária

Cansaço
excessivo

Vontade frequente de urinar

Visão
embaçada

Hálito
modificado

  • Obesidade (inclusive a obesidade infantil);
  • Hereditariedade;
  • Falta de atividade;
  • física regular;
  • Hipertensão;
  • Níveis altos de colesterol e triglicérides;
  • Uso em excesso de medicamentos à base de corticoide;
  • Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo 2);
  • Estresse emocional.

Ter uma
alimentação
saudável

Reduzir
o consumo
de sal

Evitar comer
alimentos
gordurosos

Praticar
Exercícios físicos
regularmente

Manter
o peso
controlado

Parar
de fumar

Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes e Organização Mundial da Saúde