Saúde Digestiva – Dicas Melhorar a Saúde Digestiva

Sua saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão, absorção e assimilação dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo nosso organismo. Apesar de não parecer claramente, o sistema digestivo pode ser a raiz de diversos problemas e desconfortos.

Como saber se seu intestino está desequilibrado?

Para assegurar uma boa digestão, primeiro é preciso saber o que pode desequilibrar o intestino. Veja a lista do gastroenterologista:

  • Dieta pobre em fibras, com alto teor de açúcar e de alimentos processados, pobre em nutrientes e com alto teor calórico faz com que as bactérias “amigáveis” tenham seu trabalho dificultado e prejudiquem o ecossistema delicado do intestino
  • O uso excessivo de medicamentos que prejudicam a função digestiva ou intestinal normal, como antiácidos, antiinflamatórios, antibióticos, esteroides, hormônios e medicamentos antidepressivos, entre muitos outros medicamentos
  • A intolerância ao glúten (doença celíaca) não detectada, ou graus variáveis de alergias a alimentos, como laticínios (intolerância à lactose), ovos ou milho, dentre outros
  • Infecções crônicas ou desequilíbrios intestinais com crescimento de bactérias patogênicas no intestino delgado, crescimento de fungos e parasitas
  • Falta de função adequada da enzima digestiva, que pode resultar do uso de antiácidos, ou deficiência de zinco e proteínas
  • O estresse, que pode alterar o sistema digestivo

Cuidar da alimentação é fundamental para prevenir os problemas no sistema digestivo. Hábitos simples podem trazer uma qualidade de vida melhor e uma longevidade com saúde e disposição. Veja algumas dicas:

  • Inclua probióticos na dieta: troque a ingestão de refrigerantes ou sucos artificiais pelos probióticos. Eles repõem as bactérias saudáveis no estômago e melhoram a absorção de nutrientes.
  • Diminua a quantidade de café: Embora há pesquisas que apontem diversos benefícios do café para a saúde, ele é também uma bebida ácida, o que pode prejudicar a saúde digestiva.
  • Coma mais frutas: uma boa alternativa para os lanches da manhã e da tarde são as frutas. A banana e o abacate, por exemplo, são ricos em fibras e protegem a saúde digestiva. Outros alimentos como espinafre e gengibre também são ótimos para a digestão.
  • Pratique atividades físicas: Organize sua agenda, de modo que sobre pelo menos uma hora por dia, para exercitar o corpo. Fazer uma caminhada, corrida ou outro tipo de esporte é fundamental para estimular o metabolismo e ainda perder calorias extras.
  • Estresse-se menos: O excesso de nervosismo e a ansiedade comprometem diretamente o bom funcionamento do nosso organismo, provocando desde dores de estômagos até a prisão de ventre. Por isso, busque alternativas para aliviar o estresse e procure viver melhor.
 

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