Saúde Digestiva

A saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão e absorção dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo nosso organismo. Apesar de não parecer claramente, o sistema digestivo pode ser a raiz de diversos problemas e desconfortos.

Principais doenças do sistema digestivo:

A infecção intestinal é uma doença causada pela ingestão de alimentos contaminados, mal lavados ou mal conservados com presença de microrganismos (bactérias, vírus), substâncias químicas ou tóxicas, que podem causar uma intoxicação alimentar, deixando o indivíduo debilitado.

Principais sintomas: náuseas, vômitos, diarréia, cólicas abdominais, fadiga e, ocasionalmente, pode ocorrer febre.

A gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação ou infecção das paredes do estômago, que pode levar à erosão do muco que reveste o órgão, por isso, essa doença deve ser tratada rapidamente para evitar suas possíveis complicações. Existem vários tipos de gastrites que podem ser provocadas pelo aumento da acidez do estômago ou pela bactéria H. Pylori.

Principais sintomas: dor na região superior do abdômen, náuseas, vômitos, perda de apetite, sensação de “cheio” após a alimentação (empachamento) e queimação.

A azia é o sintoma que causa uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece depois de comer muito ou de comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir.

Principais sintomas: má digestão, sensação de estômago cheio, refluxo dos alimentos, arroto constante e involuntário, estômago inchado,  gosto ácido ou amargo na boca , dor e sensação de queimação na garganta.

Dicas de Saúde:

Importante:

Cabe ao médico diagnosticar doenças, identificar sintomas e, a partir disto, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem correta para que você fique bem. Automedicar-se traz riscos à saúde.

Fonte: Ministério da Saúde